Alceu Moreira e Facos debatem implantação do curso de Medicina em Osório
O Ministério da Educação, inclusive, informou a Facos, em reunião na última semana, que deve lançar um novo edital, a fim de rever a questão do número de habitantes por município para a implantação do curso, que hoje é de 70 mil moradores, o que impedia o cadastramento de Osório, mesmo sendo um município de referência regional.
“A nossa região é um aglomerado urbano, então a nossa estratégia foi cadastrar Osório e Tramandaí juntos e defender a região com 350 mil habitantes”, explicou o diretor da Facos, Adelar Hengemühle.
Como coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso, Alceu Moreira se comprometeu em buscar em Brasília alternativas no intuito de concretizar a instalação. “A Facos protocolou o pedido e agora vamos lutar com todas nossas forças para que a implantação se torne realidade, o que com certeza pode dar um salto na região”, completou o deputado federal, que é ex-prefeito de Osório.
Centro Tecnológico
Alceu Moreira também sugeriu à direção da Facos a instalação de um Centro Tecnológico, com foco na pesquisa e inovação. “Esse projeto pode gerar um grande desenvolvimento para a região, criando matrizes para o crescimento do Litoral Norte”, arrematou o deputado federal.