Alunos de Imbé serão capacitados em marcenaria náutica dentro do projeto Navegar
A Prefeitura de Imbé está fechando parceria com a Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para a implantação do projeto Navegar. O projeto será desenvolvido na antiga marina do Ceclimar, localizada junto a lagoa do Armazém, e irá ensinar a 200 alunos da rede municipal de ensino de 10 a 16 anos, noções de remo, vela e canoagem, além de capacitação profissional em marcenaria náutica.
Esta semana o prefeito Darcy Luciano Dias esteve reunido com o professor e coordenador do projeto Ricardo Petersen, e com a diretora do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), Carla Penna Ozório, para acertar os detalhes. Também participaram da reunião os assessores especiais da Transpetro, Norberto Matos e Alexandre Schuh que poderão ser parceiros no projeto.
A idéia é iniciar a reforma do prédio da marina no mês de junho. Para a implantação do projeto será realizada a ampliação do galpão para acomodar 45 barcos ? 15 de canoagem, 10 de remo e 10 de vela ? dois botes infláveis, além de coletes salva-vidas, armários e motores de popa. A estrutura contará ainda com refeitório, vestiários e salas de aula com capacidade para 50 alunos.
– A cada dia que passa estamos tentando buscar novas parcerias. O nosso objetivo é ver o projeto crescer e se expandir – declarou o coordenador Ricardo Petersen.
O projeto será composto por três modalidades esportivas que serão praticadas no Rio Tramandaí. Durante o período em que o programa estiver sendo realizado, os alunos contarão com o fornecimento de um reforço alimentar ao término das atividades.
– O projeto Navegar é mais que um simples curso, é uma escola náutica que irá promover a cidadania de crianças e adolescentes carentes de escolas públicas com a prática de esportes, além de um estreitamento entre o desporto e a educação, influenciando positivamente na formação profissionais dos nossos jovens – afirmou entusiasmado o prefeito Darcy Luciano Dias.