Anvisa identifica lote irregular do medicamento Ozempic: OMS faz alerta

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a identificação de um lote irregular do medicamento Ozempic no Brasil.

Hoffmeister Assistência Funeral

O lote em questão, MP5A064, foi notificado pela própria empresa detentora do registro, a Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda, após identificar unidades com características divergentes do medicamento original.

A descoberta da irregularidade levanta preocupações sobre a qualidade e autenticidade dos medicamentos, especialmente quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta global sobre o aumento das falsificações de medicamentos.

Portela Serviços Funerários

A OMS destaca que a escassez de insumos, registrada desde setembro de 2021, é um impulsionador reconhecido para a proliferação de medicamentos falsificados ou de qualidade inferior.

A entidade alerta para os riscos associados à obtenção de medicamentos por meios não oficiais, como a internet, e enfatiza a importância de adquirir produtos médicos somente de fornecedores autorizados e regulamentados.

Anvisa identifica lote irregular do medicamento Ozempic: OMS faz alerta
Massagem

A falta de medicamentos pode criar um vácuo que é muitas vezes preenchido por versões falsificadas, alerta a OMS.

A substância semaglutida, princípio ativo do Ozempic, é citada no comunicado da OMS como um dos produtos afetados pela escassez global em 2023.

Além de ser indicada para o tratamento do diabetes tipo 2, a semaglutida também é utilizada para a perda de peso.

A OMS ressalta que medicamentos falsificados não possuem eficácia garantida e podem causar reações tóxicas.

star

Esses produtos não são aprovados nem controlados por autoridades competentes, podendo ser produzidos em condições pouco higiênicas por pessoal não qualificado e conter impurezas desconhecidas, além de estar contaminados com bactérias.

Fique informado para proteger sua saúde diante desse cenário preocupante.

Além de ser indicada para o tratamento do diabetes tipo 2, a semaglutida também é utilizada para a perda de peso.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania -Sistemas

Comentários

Comentários