Geral

Arquivo Histórico Municipal se prepara para receber pesquisadores em Torres

Quem quiser pesquisar sobre o patrimônio documental da cidade, já pode visitar o Arquivo Histórico Municipal no horário de funcionamento da Prefeitura. Ele está sendo reorganizado pela Secretaria da Cultura e do Esporte. Vários documentos foram catalogados e digitalizados e estão disponíveis para visita e pesquisa na Secretaria localizada junto ao Centro Municipal de Cultura, na Avenida José Antonio Picoral, 171. Atualmente  três moradores de Torres estão escrevendo livros sobre a cidade e utilizaram os arquivos. Um deles, jornalista, pesquisa sobre José Antonio Picoral.

De acordo com a diretora de Cultura, Débora Fernandes, setor responsável pelo arquivo, a Secretaria pretende criar um banco de imagens a ser disponibilizado num site para maior acesso à população e estudiosos. Ela solicita à comunidade que faça doação de documentos e obras relacionadas a evolução histórica da cidade. Conforme a professora Aline Barrim Biachi, que presta assessoramento técnico aos pesquisadores, no local constam documentos curiosos como uma carta do coronel Pacheco de Freitas, intendente do município São Domingos das Torres, respondendo ao Governo do Estado sobre questões de desenvolvimento da localidade. No documento, o coronel aponta a necessidade de uma estrada de ferro ou porto para escoamento das safras. Também consta livro de registro do alistamento de eleitores do município datado de 1890.

Aline explica que quase todo o material está organizado e colocado em estandes de madeira, após uma “limpeza geral” com a retirada de larvas, cupins e outros. O lugar não dispõe de técnica alguma sofisticada, nem climatização, mas garante que até agora nenhum pesquisador reclamou do atendimento. Com muitas ideias e entusiasmo diz que todo o material doado será bem recebido e passará por triagem para melhor fornecimento da pesquisa. “Para finalizar o trabalho falta catalogar o material de 20 anos para cá”. Informa ainda que os documentos da administração municipal vão para o Arquivo quando deixam de ser usados frequentemente.

Comentários

Comentários