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Arroio do Sal escolhido pelo Governo federal para projeto de dinamização da alimentação escolar

Através de uma seleção pública realizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e o Centro de Excelência em Turismo da UnB (CET/UnB), o município de Arroio do Sal foi incluído no edital de participação do Projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia – Formação de agentes para dinamização da Alimentação Escolar no
Espaço Educativo a partir da gastronomia e sustentabilidade”. Foram selecionados 200 municípios brasileiros.

A escolha foi possível a partir da inscrição do município promovida pela equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Arroio do Sal.

A meta é a formação de mil agentes multiplicadores, no período que vai de fevereiro a novembro de 2012, que serão escolhidos pelos gestores dos municípios que fizerem a adesão formal ao projeto.

Os selecionados participarão de um processo formativo continuado com duração de 80 (oitenta) horas presenciais e 32 (trinta e duas) horas de formação continuada à distância (via internet).

O Projeto foi instalado em 2004, por meio da cooperação entre o FNDE e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Foi elaborado com a intenção de contribuir para a melhoria dos hábitos alimentares dos escolares e da qualidade dos alimentos oferecidos nas escolas.

Em 2012, o FNDE conta com a parceria do Núcleo de Referência em Gastronomia e Alimentação Regional do CET/UNB), para revisar a metodologia, que resultou na incorporação de mais um campo deconhecimento: a gastronomia.

A gastronomia como ferramenta de dinamização da ação pedagógica

Permite a valorização de ingredientes e receitas regionais, das técnicas culinárias de preparo de alimentos, e da experiência dos sabores e aromas; e também poderá impactar positivamente na qualidade sensorial e na apresentação das refeições escolares.

Objetivo – promoveção da educação de crianças, adolescentes e adultos de escolas atendidas pelo PNAE e comunidades do seu entorno, utilizando as hortas escolares como ferramenta e eixo gerador da prática pedagógica na abordagem de temas sobre a
alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável.

Resultados – melhora do rendimento escolar e da saúde dos estudantes; o estímulo à inserção da educação alimentar e nutricional no currículo escolar e no cotidiano da prática educacional dos sistemas e redes de ensino; respeito e valorização à diversidade cultural e às preferências alimentares locais do município e região que se encontra;
entre outros.

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