Geral

Arroio do Sal sediará Seminário Sul-Brasileiro de Conselhos Gestores de Unidade de Conservação

O Prefeito Municipal de Arroio do Sal, Luciano Pinto da Silva, juntamente com a Secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Marta Maria da Silva estiveram em Curitiba durante os dias 29 de junho e 1º de julho para participar do III Seminário Sul-Brasileiro de Conselhos Gestores de Unidade de Conservação.

O Seminário surgiu por iniciativa dos Núcleos de Educação e Ambiental do IBAMA nos estados do sul do país e, principalmente, pela necessidade de se construir espaços de diálogo e reflexão sobre a gestão participativa em Unidades de Conservação (UC’s).

O evento contou com a participação de mais de 180 pessoas dos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Pará, Brasília entre outros, o conteúdo centrou na avaliação dos resultados, avanços e dificuldades enfrentadas no Projeto de Capacitação em Gestão Participativa de Unidades de Conservação dos estados participantes, patrocinado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio do Subprograma Projetos Demonstrativos (PDA).

Durante o Seminário foi lançado um portal na internet para estimular o diálogo sobre a participação social nas UC’s. No site é  possível encontrar relatos sobre experiências de trabalhos de educação no processo de gestão ambiental, além de textos, agenda dos conselhos e links que mostram a realidade e a vivência da gestão participativa nessas áreas protegidas. O endereço do site é www.gestaoparticipativa.org.br.

Presente na mesa de abertura, representando as Unidades de Conservação Municipais dos territórios do MS, Paraná, S.Catarina e RS, o Prefeito Luciano Pinto da Silva defendeu a criação de Conselhos Gestores Participativos das UC’s, como importante ferramenta de participação social que deve ser fortalecida e reconhecida.

A presença do prefeito de Arroio do Sal não se limitou à abertura do evento, mas a todas as oficinas e palestras oferecidas na programação do Seminário, fato que gerou reconhecimento de todos os participantes, em especial dos representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Ministério do Meio Ambiente, do PDA*.

Luciano Pinto da Silva não apenas foi destaque durante o Seminário por ser um prefeito que enfrenta os problemas ambientais, como também conseguiu trazer para Arroio do Sal a próxima edição do evento que acontece em 2010.

Comentários

Comentários