Geral

Assinado Acordo Binacional da Rota da Baleia Franca

Foi assinado na tarde desta quarta-feira (25), no Plenário da Câmara de Vereadores, o Acordo Binacional da Rota da Baleia Franca, entre Imbé e a cidade uruguaia de Punta Del Este.

Prestigiaram o ato, representantes de entidades de proteção e pesquisa dos cetáceos, além de estudantes, autoridades e representantes de diversas entidades. O termo foi assinado pelo prefeito Pierre Emerim e pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente de Punta Del Este, Albertor Herber.

Conforme o acordo, torna-se de interesse do município a promoção da rota como produto turístico responsável para o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas. Além disso, também é uma das metas desenvolver a Rota Binacional da Baleia Franca como ferramenta de conservação marinho-costeira, objetivando cooperação científica interinstitucional e fomento à educação ambiental em diversos níveis, com a participação da Organización para La Conservación de Cetáceos (OCC – Uruguai) e do Projeto Baleias Do Rio Grande do Sul. As baleias podem ser vistas entre os meses de junho e novembro, quando saem das águas frias do Atlântico Sul em busca de locais mais quentes para se reproduzirem.

Segundo Herber, trata-se de um momento histórico, tendo em vista que Imbé é a primeira cidade brasileira a abraçar esta Rota. “Estamos dando o primeiro passo para criar a difusão turística desta Rota, que é uma forma de atrair alternativas de atração de mais visitantes para Imbé e Punta Del Este na baixa temporada”, destaca.

Pierre disse que Imbé fará todas as ações necessárias para que este acordo, que é um sonho das duas cidades, seja concretizado. “Tenho certeza que poderemos ampliar as parcerias, com o Ceclimar/UFRGS e chegarmos a patamares mais altos. É um ciclo natural destas baleias que queremos trabalhar turisticamente, porém antes de mais nada de uma forma responsável, pois a preservação e conscientização ambiental são necessárias para que tudo ocorra da melhor forma”, afirma o prefeito.

Comentários

Comentários