Operação Viagem Segura: Excesso de velocidade e ultrapassagens perigosas são os principais causadores de acidentes no Natal
Nesta quinta-feira (27), as instituições participantes da Operação Viagem Segura se reuniram para avaliar os acidentes ocorridos no último feriado e planejar a operação de Ano Novo. A conclusão foi de que o excesso de velocidade e as ultrapassagens malsucedidas foram as principais causas dos acidentes no Natal.
A Operação de Ano Novo terá início à meia-noite de quinta-feira (27) para sexta-feira (28) e se estenderá até o meio-dia da próxima quarta-feira (1º). A fiscalização foi estendida devido ao grande número de acidentes no retorno do feriado de Natal. A intensificação visa a inibir a imprudência, que resultou na morte de 34 condutores (sendo 28 no local do acidente) nos cinco dias de feriado. Outras 11 pessoas perderam a vida na quarta-feira (26).
O empenho dos órgãos de fiscalização e a Lei Seca já apresentam mudanças de comportamento em relação à alcoolemia no trânsito, com uma redução de 38% para 19% nas infrações por embriaguez ao volante em comparação com a operação anterior. Porém, o mesmo empenho deve ser aplicado agora em outras frentes, como o excesso de velocidade e as ultrapassagens indevidas.
O superintendente substituto e chefe de operações da Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Alfonso Willemberg Jr, destacou a necessidade de endurecer a legislação para o excesso de velocidade e ultrapassagens proibidas, propondo uma punição mais severa para essas infrações que têm causado mais acidentes do que a embriaguez ao volante.
A Operação Viagem Segura conta com a participação de diversas instituições, como Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, EPTC, entre outras, sob a coordenação do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança do Trânsito.