Avaliação positiva do governo Lula bate recorde, diz CNI/Ibope
Apesar da crise mundial e seus reflexos em alguns setores da economia nacional, 80,3% dos brasileiros aprovam o desempenho pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É o que mostra a pesquisa do Instituto Sensus, encomendada pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), divulgada hoje (15).
A desaprovação ficou em 15,2%. Na pesquisa feita em setembro, os números eram 77,7% e 16,6%, respectivamente. A 94ª Pesquisa CNT/Sensus ouviu, entre os dias 8 e 12 de dezembro, 2 mil pessoas de 136 municípios situados nas cinco regiões do país.
Em relação ao governo do presidente Lula, 71,1% dos entrevistados avaliaram positivamente e 6,4%, de forma negativa. De acordo com a amostra, 57% dos pesquisados têm acompanhado a crise mundial, enquanto 26,5% ouviram falar e 14,2% não tomaram conhecimento.
Entre os que já ouviram falar da crise, 62,6% acreditam que ela já atingiu o país, 22,3% acham que vai atingir e 12,3% que não atingirá. Mais de 28% disseram que já foram atingidos pela crise. Cerca de 38% dizem que o Brasil está preparado para enfrentá-la e 40% acham que não está.
De acordo com a CNT, a pesquisa mostra que os resultados econômicos registrados no último trimestre e o discurso do presidente são os principais responsáveis pela avaliação positiva de Lula. Entretanto, a população já demonstra preocupação “com os sinais de que a crise começa a atingir o país”.