Avançam as colheitas dos grãos de verão no Estado
As condições meteorológicas favoreceram o processo de colheita no Rio Grande do Sul. Com chuvas ausentes em praticamente todas as regiões produtoras, os arrozeiros aumentaram em 12 pontos percentuais a área colhida, alcançando um total de 47% até o momento. Aproximadamente 40% das lavouras já se encontram maduras e podem ser retiradas das lavouras.
Conforme o Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, as colheitas seguem apresentando rendimentos bastante expressivos, sendo que em alguns casos ultrapassam os 8 mil kg/ha. No feijão, em decorrência do clima mais seco neste último período, os produtores aceleraram a colheita, aumentando em cinco pontos percentuais a área já colhida no Estado. A colheita do milho segue dentro da normalidade. O percentual de área colhida já ultrapassa os 50%, chegando aos 52% e colocando a atual safra quatro pontos percentuais à frente da média.
Na soja, o tempo seco verificado nos últimos 20 dias não foi muito favorável, uma vez que o percentual de lavouras que necessitam um grau de umidade adequado ainda é bastante elevado (61%), podendo haver alterações nos rendimentos finais caso persistam as condições de deficiência hídrica acentuada.
No geral, gradativamente as forrageiras anuais de verão começam a apresentar sinais de declínio natural. Por conta disso, os produtores aguardam melhores condições para iniciar a semeadura das novas áreas destinadas à produção de forragem para a estação que se inicia.