Ave-fantasma é vista no centro de Arroio do Sal
A ave, chamada de Urutau, pousou e ficou parada por horas em uma placa de trânsito, na Avenida Assis Brasil, no cruzamento com a rua 15 de Novembro, próximo ao Supermercado Avenida.
O urutau, nome que em tupi-guarani significa ave-fantasma, tem hábitos noturnos e se alimenta de insetos que apanha em pleno voo, principalmente os grandes. A alimentação é constituída também de outros animais de pequeno porte como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.
Destacando as principais características, um olho mágico, que ao fechar os olhos amarelados a ave observa por duas fendas localizadas nas pálpebras superiores, e a
camuflagem, utilizando as plumas para se passar por um pedaço de madeira, um galho ou um tronco.
O seu canto assustador rende várias lendas pelo interior do país, sobretudo relacionadas a assombrações. O urutau habita regiões quentes e busca locais com incidência de chuvas.
O Secretário do Meio Ambiente, Agricultura, Pesca e Desenvolvimento de Arroio do Sal, Maicon Bauer, informou que o urutau é uma ave rara, pertencente ao gênero Nyctibius e à família Nyctibiidae, com presença no serrado brasileiro e que não é uma espécie acostumada ao convívio urbano.