Educação

B. Pinhal é contemplado no Edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais

Balneário Pinhal é um dos 31 municípios gaúchos e 200 no Brasil contemplados no Edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais.

A Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura, publicou no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 20 a 22), do dia 5 de maio, a relação das propostas classificadas e desclassificadas.
Para atender um número maior de municípios com até 20 mil habitantes, o MinC dobrou o recurso do edital, para R$ 6,8 milhões, contemplando 200 bibliotecas públicas – a previsão anterior era de 100.

Os kits de modernização serão distribuídos pela FBN/MinC em duas etapas, seguindo a ordem de classificação dos contemplados. A previsão é que o envio dos 100 kits da primeira etapa ocorra nos meses de junho e julho e a segunda etapa, a partir do mês de agosto.

Foram inscritas 926 propostas e habilitadas 453 na primeira fase – de análise documental. Uma comissão, formada por especialistas da área, avaliou as propostas habilitadas e os 50 recursos interpostos, deferindo três deles. Do total de habilitados, 230 foram classificadas, ou seja, obtiveram nota igual ou superior ao mínimo exigido (45 pontos).

Destes, 200 receberão o kit de modernização do Ministério composto de mil livros, mobiliários e itens de ambiência e ainda telecentro digital com 11 computadores conectados à internet banda larga, por meio de parceria com o Ministério das Comunicações.

O Edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais é uma de um conjunto de ações do ministério visando a implantação e qualificação deste equipamento cultural.

Desde 2003 até hoje o MinC já investiu R$ 219,2 milhões em modernização, construção e implantação de bibliotecas, contemplando mais de 3 mil equipamentos.

A secretária de Articulação Institucional e coordenadora do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, destacou que a área de livro e leitura registrou, neste período, um aumento de mais de 1.500% nos recursos investidos.

Comentários

Comentários