Bairro Stan tem rede de esgoto ampliado em Torres - Litoralmania ®
Vida & Saúde

Bairro Stan tem rede de esgoto ampliado em Torres

A Prefeitura de Torres está ampliando a rede coletora de esgoto cloacal do bairro Stan. O objetivo é melhorar a infra-estrutura do sistema coletor com a implantação de 1.200 metros de tubulação, divididos em diversos pontos do bairro. Esta obra é o segundo investimento deste tipo realizado no bairro Stan no último ano. Estes investimentos somados à implantação do sistema de esgoto sanitário no bairro Igra Norte e parte do Igra Sul ampliará de 53% para 85% o índice de coleta e tratamento de esgoto no Município.

A rede de esgoto no bairro Stan é realizada em parceria com a Corsan. Os dois investimentos em rede coletora no bairro somam 4,4 quilômetros de tubulação e representam um investimento de mais de R$ 5 milhões. Aproximadamente 650 famílias são beneficiadas diretamente. Na parceira, a Corsan é responsável pela aquisição dos materiais e a Prefeitura pela mão de obra.

Conforme a Corsan, com estes índices, Torres será a primeira cidade do Estado com a universalização da cobertura de coleta e tratamento de esgoto, pois, do ponto de vista técnico, uma cidade que tenha mais de 80% de atendimento é considerada universalizada.

Ligação das residências à rede coletora de esgoto:

Moradores dos bairros de Torres que possuem rede coletora de esgoto sanitário e ainda não possuem o imóvel ligado ao sistema devem providenciar essa ligação. Elas devem ser requeridas na Corsan, como determina a Lei Federal n° 11.445.

Para o cumprimento desta legislação, a Prefeitura de Torres, através do setor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, mantém um trabalho permanente de vistoria nos bairros onde há rede coletora de esgoto sanitário. O objetivo é informar os donos de imóveis sobre a responsabilidade de fazer corretamente a ligação das residências ao sistema, combatendo desta maneira as ligações clandestinas.

Conforme o secretário de Saúde, Tiago Souza da Silva, os imóveis serão vistoriados e será concedido aos proprietários um prazo para a correção das irregularidades. “O pleno funcionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto confere qualidade de vida e saúde à população e reduz o risco de poluição do lençol freático. Para isso, a colaboração dos moradores é fundamental para que o município seja beneficiado por essas ações”, justifica.

Comentários

Comentários