Balanço apresenta queda nos indicadores criminais no RS
A queda acentuada no registro de ocorrências, na análise do secretário, mostra que o reaparelhamento humano e material das policiais gaúchas neste Governo é referencial para a melhora do segmento, fazendo com que a Brigada Militar, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários e Instituto-Geral de Perícias possam dar uma resposta mais qualificada aos anseios da comunidade.
Segundo ele, de 2007 até o momento foram promovidos 6.295 servidores no segmento, bem como adquiridos e entregues 1881 novos veículos, num total de R$ 87 milhões de investimentos. Ainda no projeto de Renovação da Frota, citou que 116 novas viaturas serão entregues no próximo dia 18 à Brigada Militar, e que, até o final deste ano, o total de veículos zero quilômetro entregue chegará a 2.175. “Isso representa pelo menos uma nova viatura em 455 cidades gaúchas, impactando e repercutindo no dia a dia de 98,3% da população gaúcha”, assinalou. Na recomposição de efetivos, ocorreu a contratação de mais 8 mil novos servidores.
O secretário também enumerou para os investimentos de R$ 73,5 milhões em tecnologia, o que possibilitou, por exemplo, a aquisição de 9.722 novos coletes balísticos, 2.901 novas pistolas calibre .40, 443 novas armas longas e metralhadoras, 203 armas não letais e 4.517 estações informatizadas de trabalho.
Considerada uma das áreas que mais recebeu atenção do governo do Estado desde 2007, o setor prisional vai computar – fruto das ações do atual governo – um total de 21.477 novas vagas criadas, seja em obras já construídas, em construção, licitação e projetos. Deste montante, 16.600 no regime fechado e outras 4.877 no regime semiaberto. “São números que mostram o quanto fizemos e ainda faremos até o final de nossa gestão, buscando uma segurança cada vez melhor e com um objetivo único que é o de melhora na qualidade de vida dos nossos cidadãos”, finalizou Edson Goularte.