Balanço da Operação Golfinho indica redução de 55% no número de salvamentos
A Operação Golfinho realizou, entre os dias 20 de dezembro e 11 de janeiro, 328 salvamentos dentro da Operação Verão Legal RS. Desse total, 276 ocorreram no Litoral Norte e 12 no Litoral Sul. Outros 40 foram em balneários de águas internas.
Os dados foram apresentados no primeiro balanço da operação, divulgado nesta quarta-feira (14), no auditório da Prefeitura de Tramandaí, pelo comandante-geral da BM, João Carlos Trindade Lopes, pelo subcomandante-geral da corporação, Lauro Binsfeld.
A redução no número de salvamentos é de 55%, na comparação com o mesmo período do veraneio passado.De acordo com Biensfield, o trabalho de prevenção tem ajudado muito a reduzir as ocorrências de salvamentos. A pró-atividade dos salva-vidas em relação aos banhistas também foi ressaltada.
A Operação Golfinho também divulgou balanço da área policial. Sessenta e duas armas de fogo foram apreendidas no Litoral nesse período. Houve ainda a apreensão de quase 3 quilos de drogas e 333 carteiras de habilitação. Cento e dezesseis motoristas foram autuados por embriaguês, e 72, presos. Acidentes com mortes foram três.
A Brigada Militar mantém há sete anos, durante a Operação Golfinho, projetos sociais que estão trazendo a cultura da prevenção aos veranistas. A Patrulha do Mar, Salva-vidas Mirim, Surfe-salva e Salva-Vidas Master são programas que tornam os participantes multiplicadores de orientações.