Vida & Saúde

Balneário Pinhal alerta para importância de controlar o mosquito borrachudo

Balneário Pinhal está fazendo um alerta à população para que se engaje no controle ao mosquito borrachudo. O borrachudo é um inseto que se alimenta de sangue e que costuma picar animais e pessoas durante o dia, principalmente nos meses quentes do ano. Sua grande importância médico-sanitária decorre do agravo à saúde em conseqüência de suas picadas, que causam desde pequenas hemorragias até, em situações raras, choques anafiláticos.

Alguns fatores que influenciam na proliferação do borrachudo são a poluição industrial e doméstica, pesca e caça predatórias, uso de agrotóxicos, pois causam a morte de predadores e competidores do borrachudo, como peixes e outros insetos. Outro fator é o desmatamento, principalmente nas matas ciliares, contribuindo para a dispersão do inseto e favorecendo o desaparecimento de pássaros predadores.

Alguns cuidados importantes são evitar o desmatamento das matas ciliares, preservar predadores e competidores do borrachudo, evitar o uso indiscriminado de agrotóxicos, evitar a poluição industrial e doméstica dos mananciais hídricos, replantar as matas nas margens dos rios, onde havia desmatamento, e aproveitar o estrume dos animais nas estrumeiras, nunca dentro dos rios, arroios e córregos. Outra dica importante é buscar informações sobre o controle biológico do borrachudo junto à Secretaria de Saúde e Meio Ambiente.

Alguns prejuízos socioeconômicos causados devido ao ataque do borrachudo são a diminuição no rendimento de mão-de-obra no produtor rural, dificuldades no desenvolvimento do turismo, queda da produção agropastoril e desvalorização das propriedades rurais, podendo levar ao êxodo rural.

Comentários

Comentários