Bird aponta que Brasil é um dos países que mais complicam as empresas
O relatório analisa uma série de fatores que facilitam ou complicam a vida das empresas nos países: abertura de empresa, alvarás de construção, registro de propriedade, acesso a crédito, proteção a investidores, pagamento de impostos, facilidade para importação e exportação, cumprimento de contratos e fechamento de empresa.
Os países com melhor colocação foram Cingapura, em primeiro lugar, seguida por Hong Kong, Nova Zelândia, Grã-Bretanha e Estados Unidos. Os piores são Guiné, em 179.º, Eritreia, Burundi, República Centro-Africana e, por último, Chade, em 183º.
O Brasil piorou em quase todas as categorias. No item tempo para pagar impostos, o país é o campeão mundial da burocracia, com a necessidade de 2.600 horas para se pagar taxas. Além disso, para abrir uma empresa aqui, são necessários 15 procedimentos, enquanto que no Canadá e na Nova Zelândia basta um procedimento.
Enquanto no Brasil são necessários 120 dias para abrir a empresa, na Nova Zelândia basta um dia. Também para se conseguir um alvará de construção o Brasil bate recordes negativos: são necessários 411 dias e em Cingapura, são 25 dias.