BM anuncia medidas para aumentar segurança pública em Torres
O comando geral da Brigada Militar anunciou medidas com objetivo de aumentar a segurança pública em Torres. Dentre elas o aumento do efetivo em mais 9 pms, a possibilidade de realização em Torres do curso de formação de novos soldados, a redução das blitzes no trânsito e um novo direcionamento para as atividades da corporação. Com relação à mais viaturas e equipamentos, no momento, não é possível, além das duas entregues semana passada. A previsão é que em julho exista disponibilidade. O comandante-geral da Brigada Militar, coronel João Carlos Trindade Lopes, anunciou também para breve uma visita a Torres para examinar de perto a atuação da corporação no município.
Uma caravana de autoridades e empresários de Torres esteve em audiência 4ª feira com o comandante-geral solicitando, através de ofício, providências quanto à segurança pública de Torres. Apesar de ser considerada pela própria BM e Polícia Civil como a praia mais segura do Litoral, a comunidade de Torres mostrou-se abalada com os últimos acontecimentos (roubos e assaltos em estabelecimentos comerciais e a morte de um comerciante).
O coronel João Carlos informou que em relação às blizes no trânsito trata-se de “uma questão de gerenciamento operacional” e num prazo de dez dias vai modificar a situação. Todas as autoridades e representantes de entidades na reunião fizeram relatos contrários à realização, forma e quantidade das blitzes na temporada. Já quanto ao efetivo, o coronel João Carlos informou estarem em formação 25 novos pm´s e que outros dois manifestaram interesse em servir em Torres.
Esse efetivo será distribuído para as três maiores praias do Litoral (Torres, Capão da Canoa e Tramandaí), cabendo a cada uma delas nove pm´s. Quanto ao curso de formação de soldados – existe previsão de novos 50 pms para o Litoral, dentre os três mil a serem contratados pelo Estado – o entrave seria um local para a realização do curso em Torres. Mas foi disponibilizada a sede da Patram. Portanto, segundo o prefeito João Alberto, existe boa perspectiva de que esse curso venha a ser realizado em Torres, o que deve ser definido em breve.
Participaram da audiência o prefeito João Alberto, o deputado Alceu Moreira, o vereador Tenora, presidente em exercício da Câmara, os vereadores José Ivan, Rogerinho e Tiago (representando também a OAB Torres), o vice-prefeito Pardal, o presidente do Sindilojas, Juarez Martins, do Consepro, César Grazziotin, o secretário de Obras e Trânsito, Aristeu Moreira, e o secretário da Associação dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Torres, André Meireles. O ofício entregue também teve a participação da CDL Torres.