Geral

Boletim Meteorológico aponta para ausência de chuvas nos próximos meses

O Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do Rio Grande do Sul (COPAAERGS), reunido na Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, lançou, nesta sexta-feira (9), o Boletim Meteorológico para os meses de janeiro, fevereiro e março.

Segundo estudos da Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária), em parceria com a UFPel (Universidade Federal de Pelotas), o Estado sofrerá com a ausência de chuvas, o que pode ocasionar perdas nas lavouras do RS. “As previsões apontam que teremos de 25mm a 50mm menos do que a média histórica de chuvas, que já é baixa, para os meses de janeiro e fevereiro”, afirma o coordenador geral do COPAAERGS, Fernando Heemann.

Em janeiro, a chuva será abaixo da normal, tendo 140 milímetros (mm) como média de precipitações entre as regiões do Estado. No mês de fevereiro, as precipitações estarão dentro dos padrões na metade Norte, entre 150mm, entretanto, na metade Sul choverá menos, em média 120mm. Já março contemplará todo o RS com chuvas dentro das estatísticas normais de precipitação, de 130mm.

Um dos integrantes do Conselho de Agrometeorologia, José Inácio Pereira da Silva, explica que é comum os primeiros meses do ano receberem pouca chuva, sendo a precipitação normal inferior ao necessário para as lavouras do Estado. “Em janeiro e fevereiro, há uma grande evaporação de água devido às altas temperaturas, o que facilita o aumento do déficit hídrico”, ressalta Silva.

O conselheiro chama a atenção para as lavouras gaúchas. “A ausência de chuva é fato, e o milho, por exemplo, já sofre perdas irreversíveis com a seca”. José Inácio ainda alerta: “Também devemos estar atentos à soja. devido às previsões é possível que a colheita seja igual ou inferior a do ano de 2008”.

Dezembro
O Boletim Meteorológico ainda mostra que 31 das 33 estações monitoradas pela Fepagro registraram precipitações abaixo da normal em dezembro. Em média, as chuvas estiveram 56% abaixo do normal para o período, comprovando o quadro de estiagem no RS.

As informações completas, os mapas e as planilhas de precipitações e temperaturas ocorridas no mês de dezembro de 2008 nas 33 estações meteorológicas da Fepagro e do INMET podem ser acessados no site http://www.agrometeorologia.rs.gov.br, através do botão lateral “Monitoramento de Chuvas”.

Comentários

Comentários