Brasil é campeão do Sul-Americano Sub-20
O Brasil conquistou na noite desta sexta-feira o título do Sul-Americano Sub-20 por antecipação. A conquista foi confirmada com o empate em 2 a 2 entre Paraguai e Uruguai, único time que poderia tirar a taça dos brasileiros, na cidade venezuelana de Puerto La Cruz. Paniagua marcou os dois gols paraguaios, enquanto Oreta e Hernandez marcaram para os uruguaios.
No mesmo local, pouco antes, o Brasil havia entrado em campo para enfrentar a Colômbia. Com gols do colorado Walter e do gremista Douglas Costa, a seleção venceu por 2 a 1. E os jogadores ficaram no estádio porque sabiam que, se o Uruguai não vencesse, poderiam comemorar a conquista. Eles festejaram muito nas arquibancadas após o apito final.
O Uruguai precisava dos três pontos para ficar com nove, e chegar vivo à última rodada. Se vencessem, ainda precisariam ganhar o último jogo, contra a Venezuela, e torcer por uma derrota brasileira ante o Paraguai.
Mas com o empate, o time ficou com sete pontos, e não pode mais alcançar a primeira posição. Como consolo, fica a vaga para o Mundial da categoria.
O Brasil somou seu décimo título na competição. Já havia faturado as edições do Chile (1974), Bolívia (1983), Paraguai (1985), Argentina (1988), Venezuela (1991), Colômbia (1992), Bolívia (1995), Equador (2001) e Paraguai (2007).
A seleção foi vice em outras sete oportunidades e é o país com mais títulos na competição, seguido por Uruguai (sete), Argentina (quatro), Colômbia (dois) e Paraguai (um).