Brasil reduz incidência de tuberculose, mas continua entre países que concentram 80% dos casos
As mortes provocadas pela tuberculose também diminuíram, de 4.823, em 2007, para 4.735, em 2008. O Brasil permanece na lista das 22 nações que concentram 80% dos casos de tuberculose em todo o mundo, embora tenha melhorado no ranking, da 18º para a 19° colocação.
Para o Ministério da Saúde, o balanço é positivo e resulta de um trabalho coordenado pelo Programa Nacional de Controle da Tuberculose que, em 2003, definiu o enfrentamento da doença como prioridade. “São resultados da mudança na estratégia de combate: primeiro, priorizar, e segundo, a descentralização “, destacou o ministro José Gomes Temporão.
Um dos destaques, segundo a pasta, é a expansão da estratégia do Tratamento Diretamente Observado, que consiste no acompanhamento do paciente durante seis meses. Atualmente, 43% dos novos casos são monitorados. Em 2002, a média era de 3,3%. Temporão ressaltou que, com a introdução do tratamento supervisionado, aumentaram as chances de cura.
A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que afeta vários órgãos do corpo, principalmente os pulmões. Ela é transmitida por meio da tosse ou do espirro.
Os principais sintomas são tosse prolongada (por mais de três semanas) com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre e suor noturno.
Em 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a tuberculose como uma emergência global.