Brigada Militar divulga balanço parcial da 41ª Operação Golfinho
Também foram veiculados dados comparativos com o ano anterior, além do planejamento para os próximos grandes eventos do Verão 2011. O efetivo das unidades envolvidas totalizou 1.540 policiais, com um crescimento de 30,5% em relação ao ano anterior, quando havia 1.180 PMs.
As fiscalizações feitas em estabelecimentos como lotéricas, bancos, bares, casas noturnas, desmanches e outros somaram 32.648 ações, um crescimento de 53,7% em relação ao ano passado, quando os números fecharam em 21.235 fiscalizações.
A média de vistorias de veículos atinge cerca de 450 ações por dia, com um total de 23.256 unidades. Até agora, foram presas 4.105 pessoas, um crescimento de 4,5% em relação a 40ª Operação Golfinho. Os furtos de veículo também apresentam redução significativa, sendo 50 ocorrências no ano anterior contra 29 deste ano, com queda de 42%.
O comandante-geral da BM, coronel Sérgio Roberto de Abreu, destaca que a atuação efetiva da BM no Litoral pode ser constatada por meio da redução do número de salvamentos, do crescimento no número de prisões e do aumento de 25% nas autuações dos condutores de veículos que dirigiam sem a Carteira Nacional de Habilitação.
Nas atividades de salva-vidas e bombeiros também houve queda dos indicadores negativos. Os salvamentos apresentaram 9,33% de queda em relação ao período anterior. Neste ano os salva-vidas retiraram do mar 1.826 pessoas, contra 2.014 na 40ª Operção Golfinho.
Também ocorreu redução no número de mortes por afogamento: em 2011 foram oito pessoas; no ano passado, dez. A maioria das vítimas é do sexo masculino com idades entre onze e quinze anos, sendo que a maioria dos salvamentos ocorre entre 16h30min e 19h.
As praias de Capão da Canoa (15,01%), Imbé (14,90%) e Torres (12,16%) são os balneários que apresentam o maior número de salvamentos. Dos oito óbitos ocorridos até o momento, seis foram no Litoral Norte e dois no Litoral Sul.
Para facilitar as ações de planejamento, a Brigada Militar está utilizando, este ano, o georreferenciamento das ocorrências, que permite visualizar, com mais facilidade, os locais de maior incidência de crimes e ocorrências e distribuir de forma mais eficaz os recursos humanos e materiais da corporação.
Durante a 41ª Operação Golfinho, a instituição está desenvolvendo diversas ações e programas sociais que, além de aproximar ainda mais a BM da comunidade, têm caráter educativo e preventivo, que apresentam grande procura pelo público civil.