Brigada Militar realiza Curso de Língua Brasileira de Sinais

A Brigada Militar, através do Departamento de Ensino, está coordenando o segundo Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) visando à qualificação dos servidores da segurança pública.  A parcer ia é realizada com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), por ser a instituição responsável a implantar e implementar ações em prol deste segmento populacional.

O Curso é pioneiro nesta área e busca garantir o acesso aos Portadores de Deficiência Auditiva da comunicação com os profissionais da área de segurança publica, contribuindo para a inclusão social. O suporte técnico é do Departamento de Desenvolvimento e Recursos Humanos, da Secretaria da Justiça e da Segurança, e com os professores do Centro de Atendimento ao Surdo da Faders.

Participam servidores da Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto-Geral de Perícias e Superintendência dos Serviços Penitenciários.

A Libras tem sua origem na Língua de Sinais Francesa. As Línguas de Sinais não são universais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. É uma língua viva e autônoma, reconhecida pela lingüística.

Comentários

Comentários