Brigada Militar simula ocorrência com refém em Capão da Canoa
Nesta terça-feira (5/1), em Capão da Canoa, será realizada pelo Grupo de Ações Táticas (GATE) da Brigada Militar simulação de atendimento de ocorrência envolvendo refém. O evento acontece na esplanada em frente ao Baronda, a partir das 9h30min com demostração de vôo de observação tática pelo helicóptero do Grupamento de Polícia Militar Aéreo (GPMA).
Exatamente às 10h, será realizado o exercício de assalto tático que, pelas suas características de precisão e agilidade, não demorará mais do que dez minutos.
A simulação demonstrará ocorrência onde um criminoso toma um refém após tentativa frustrada de assalto a transporte coletivo. A Bridada Militar irá até o local do fato contando com viaturas de policiamento ostensivo para conter, isolar e estabilizar o cenário da crise. A ação terá apoio de viaturas do Corpo de Bombeiros para resgate e combate a incêndio, equipes de apoio e de informações.
Após exaustivas negociações, constata-se que a alternativa mais indicada para a situação é o assalto tático com uso do GATE, para neutralizar a ação do criminoso e resgatar a vítima com sua integridade física preservada.
O GATE fará o assalto tático com apoio de um atirador de precisão, estrategicamente postado em local elevado e com boa visão do local da crise, para prestar a segurança da equipe durante sua aproximação do veículo e também com condições de fazer um disparo de precisão, se necessário.
Para o exercício, serão utilizadas táticas e técnicas baseadas nas mais modernas doutrinas nacionais e internacionais de atendimento de ocorrências de crises onde exista a grave ameaça à vida e à perturbação da ordem pública.
O exercício tem o objetivo de demonstrar o preparo do efetivo para o atendimento de ocorrências de alto risco no litoral e em todo Estado.