Calheiros se posiciona a favor do voto secreto

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) afirmou nesta quarta-feira que não é favorável ao fim do voto secreto. Esta foi a primeira vez que ele se posicionou sobre o assunto, desde que foi absolvido no último dia 12, por voto secreto, em sessão igualmente secreta do Senado, sobre processo de quebra do decoro parlamentar.

— O voto secreto foi uma conquista da democracia e existe para proteger as pessoas da pressão do poder político e do poder econômico e também, hoje, de setores da própria mídia – defendeu.

Questionado se é favorável ao voto secreto nas sessões de cassação, o senador esquivou-se:

— Eu não quero entrar nesse tipo de discussão, porque eu não posso substituir o Senado. Eu sou apenas um senador. Eu só voto se houver empate — afirmou.

Ontem, líderes partidários fizeram um acordo para que as votações sejam retomadas no Senado, desde que haja prioridade na votação do projeto de resolução que acaba com as sessões secretas nas votações de perda de mandato. A sessão aberta, se aprovada, entrará em vigor nas votações de outras três representações contra Calheiros.

Comentários

Comentários