Calor faz CEEE registrar novo recorde de consumo
Em função do alto consumo no Estado e da indisponibilidades das quatro máquinas geradoras da Usina Termelétrica de Candiota, da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), a CEEE foi obrigada a interromper parte do fornecimento de energia na tarde de hoje nas cidades de Canguçu, Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar para cerca de 4,5 mil consumidores. Esse procedimento é uma orientação do Operador Nacional do Sistema (ONS), quando há problemas nas geradoras e consequente queda na tensão do fornecimento.
O presidente do Grupo CEEE, Sérgio Camps de Morais, alerta que o controle racional da carga evitou uma interrupção geral do fornecimento em toda Região Sul. Sérgio Camps disse, também, que em contato com a presidência da CGTEE, houve a informação de que uma das quatro máquinas da Usina de Candiota voltaria a operar ainda no turno da tarde, o que daria maior segurança a situação do abastecimento, especialmente aos municípios da região Sul gaúcha.
No estado, a CEEE é responsável pela geração hidrelétrica, através de 15 usinas, pela transmissão de energia e pela distribuição direta a 72 municípios gaúchos das regiões sul e sudeste, incluindo a capital, o litoral Norte e a região Sul.