Câmara de Osório entrega Prêmio Heitor Scholl ao produtor rural de 2008

Com destaque por ser o pioneiro na comercialização na Feira do Produtor, em Osório, seu Iloirdo Coelho Muniz foi o produtor rural escolhido para receber o “Prêmio Heitor Scholl 2008”, concedido pela Câmara de Vereadores.

A Sessão Solene aconteceu nesta segunda (15), e premiou o morador do distrito de Aguapés que, aos 69 anos, ainda mantém os costumes de vender sua produção todos os sábado na feira da Praça da Matriz, no centro de Osório.

A partir dos anos 80, seu Iloirdo trocou as culturas de fumo e cana pelo plantio de olericultura, recebendo assistência ténica da Emater/RS e Prefeitura Municipal, vindo a produzir e vender sua produção para intermediários.

A partir de 1996, seu Iloirdo passou a integrar o grupo de produtores que iniciaram a Feira do Produtor, participando até os dias de hoje com o apoio de trabalho de toda a sua família. Uma característica peculiar nesta história é que cada filho, já casado, mantém sua família produzindo e comercializando sua produção nos mesmos moldes do pai.

O vereador Ivan Borba falou em nome da bancada do PDT, e disse que “esta é uma homenagem justa aos produtores rurais: pessoas simples, que batalharam na vida e hoje trabalham tirando de sua terra o sustento para família, abastecendo os municípios e comunidades”.

Já o vereador José Dias utilizou a tribuna representando a bancada do PMDB. Comentou sobre a feira do produtor, na Praça da Matriz, destacado ainda, o trabalho realizado pela Emater e seu importante papel junto ao produtor rural.

O Sr. Iloirdo Muniz, emocionado, agradeceu em poucas palavras a homenagem recebida. Para Martim Tressoldi, presidente do legislativo, “as palavras que não saem são mostradas no braço e no trabalho que foi realizado por seu Iloirdo ao longo dos anos no Aguapés”.

As entidades que fizeram a escolha do produtor rural deste ano foram Secretaria Municipal da Agricultura, Emater/RS, Inspetoria Veterinária, Banco do Brasil, Banrisul, Sicredi, casas agrícolas do município e Sindicato Rural de Osório.

Comentários

Comentários