Câmara de Vereadores de Imbé homenageia mulheres em Sessão Solene
A sessão, comandada pelo presidente do Legislativo, vereador Uiraçu Pinto, contou com a presença do prefeito municipal de Imbé, Pierre Emerim, autoridades, secretários e diretores de departamentos da Prefeitura, além da comunidade em geral, que lotou o plenário para acompanhar a entrega das placas de condecoração às nove mulheres homenageadas pelos vereadores e que fizeram jus ao recebimento da homenagem em razão dos serviços prestados aos mais diversos segmentos da sociedade.
As homenageadas
Iniciando as homenagens, o presidente Uiraçu e o vereador Clairton Alves homenagearam Antonia Francisca Ferreira, conhecida como “Mãe Toninha”, pelos diversos serviços prestados através da sua casa de religião há mais de 40 anos. Na sequência, Uiraçu entregou a placa de condecoração para Cléa Dóris Pereira Jotz, ex-presidente da Casa do Artesão de Imbé e neta de Alfredo Rodolpho Mariath, um dos fundadores do então balneário de Imbé.
Em seguida, o presidente do Legislativo passou a placa às mãos de Evanilde Mattos Dias, que por mais de 20 anos coordenou o Grupo da Terceira Idade Conviver, realizando diversos trabalhos dentro e fora da cidade. Logo após, foi a vez de Maria Geni Leal Cardoso receber a homenagem do vereador Valdomiro Marcelino Josefino, o Mirote. Geni, que por muitos anos foi casada com Norberto Martinho Cardoso (homenageado com o nome da escola do bairro Nova Nordeste), tem participação destacada na história da Igreja Santa Rita de Cássia, na Courhasa.
Maria Terezinha da Silva, de relevantes serviços sociais prestados à comunidade de Imbé, foi homenageada pelo vereador Marco Antônio de Quadros. Depois, foi a vez dos vereadores Fabrício Rebechi e Josi Barbosa homenagearem a ex-vereadora Neiva Mattos de Oliveira, primeira secretária de Educação e Cultura da cidade e que por 8 anos exerceu a função de vereadora no Legislativo Municipal, tendo sido presidente da Casa em 1998. Rebechi e Josi homenagearam a também ex-vereadora, ex-vice-prefeita e atual secretária da Mulher e dos Direitos Humanos do Município, Nilza Costa Godoy. Além do reconhecimento por ter sido a primeira presidente da Câmara, Nilza foi agraciada pela sua batalha contra o câncer de mama, doença que é o mote da ONG Amigas da Mama, da qual é presidente de honra.
Nelsa Teixeira Dias, ex-secretária da Saúde de Imbé e esposa do ex-prefeito municipal Darcy Luciano Dias, foi homenageada pelo vereador Nilton Gaudério. Finalizando as homenagens, o vereador Osmar Júnior entregou a placa para Vanda Elena Turco, arquiteta e urbanista que fundou a Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Tramandaí e Imbé e a Associação dos Construtores do Litoral Norte, representando a cidade por diversas vezes em eventos da área, e que atualmente é assessoria de Engenharia na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Habitação e Regularização Fundiária.
Pronunciamentos
Emocionada, Nilza falou em nome das homenageadas da noite. “Ser homenageada por esta Casa é uma honra. Os vereadores que representam a comunidade, independente de partidos políticos, estão de parabéns pela realização e pelo reconhecimento dado a todas nós”, disse Nilza. “Muitas vezes deixei meus afazeres para acompanhar sessões da Câmara, e hoje é uma emoção estar aqui e ser a criadora da lei que proporcionou homenagear tantas mulheres especiais”, revelou a vereadora Josi Barbosa, idealizadora da homenagem.
O prefeito Pierre parabenizou o Legislativo pela realização da cerimônia. “É uma data que vai ficar marcada para sempre. Com tantos avanços no nosso Município, é justo que tenhamos uma data para homenagear as mulheres através de uma sessão especial. Parabéns aos vereadores pela escolha dos nomes. São mulheres que contribuíram e continuarão contribuindo com a cidade em diversas áreas”, elogiou o prefeito.
Já o presidente do Câmara, vereador Uiraçu Pinto, falou da importância de ter no calendário de eventos da cidade uma sessão solene para homenagear as mulheres. “É uma honra presidir esta Casa no ano em que ela institui esta justa homenagem às mulheres nesta data especial”, disse Uiraçu, lembrando que a partir de agora o Legislativo Municipal prestará, anualmente, este reconhecimento para nove mulheres. “Essas mulheres valorosas, guerreiras e trabalhadoras, são as primeiras indicadas para esta condecoração. Tantas outras que são igualmente merecedoras serão agraciadas nos próximos anos com esta homenagem que é simples, mas justa por toda contribuição dada para a comunidade e para a cidade”, finalizou.