Câmara de Xangri-Lá acata veto parcial ao projeto que trata do Plano Diretor

Em sessão ordinária, a Câmara de Vereadores de Xangri-Lá, acatou por 5 votos favoráveis, 3 contra e uma abstenção o Veto Parcial ao Projeto de Lei n° 135/2008. Esse Projeto dá nova redação a dispositivos da Lei 1.111/2008, que institui o Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal e o Sistema de Planejamento e Gestão. A votação foi secreta.

Um dos pontos mais debatidos entre os vereadores, ou seja aqueles favoráveis a derrubada do veto, e os contrários foi referente a construção de prédios. O vereador Gilberto Tarasconi, PTB,  relator da Comissão Especial que analisou os vetos do executivo, enfatiza que todas as alterações propostas pelo legislativo no âmbito do Projeto, buscam a harmonia da cidade, com os interesses da população.

Esclarece ainda que as emendas apresentadas são sim substanciais e que são importantes para a comunidade. Tais situações, segundo ele, trarão mais atrativos para a população, pois criará uma maior movimentação na cidade, porque as pessoas que comprarem um apartamento no município irão morar aqui durante todo o ano. É isso que Xangri-Lá precisa, diz o vereador.

Por outro lado o executivo explica que a alteração da proposta confronta-se ao que já foi amplamente debatido e reprovado em todas as audiências públicas realizadas, seja na fase de complementação, como na fase de criação do Plano Diretor.A população, segundo o executivo, por diversas vezes se manifestou contrária que no local se permita a construção de edificações multifamiliares, ou seja, prédio de  moradia independente do percentual estabelecido.

Esclarece ainda que a autorização irá abrir um precedente perigoso, porque não será mais possível impedir, a partir da alteração, que o processo de verticalização das construções se inicie no município. Além de que o principal atrativo do município está diretamente ligado ao impedimento de construções horizontais multifamiliares em certos setores.

Comentários

Comentários