Vida & Saúde

Campanha contra a gripe A é prorrogada

Em virtude do aumento do número de casos de gripe A (H1N1) no Rio Grande do Sul, a campanha de vacinação foi prorrogada. Em Osório, a vacina está disponível somente no Posto Médico Dr. Flávio Silveira. Podem se imunizar trabalhadores da área da saúde, idosos acima de 60 anos, gestantes e crianças entre 6 meses até 1 ano 11 meses e 29 dias para receber a segunda dose, conforme resolução do Ministério da Saúde e, para pacientes crônicos que deverão apresentar o laudo médico.

No município de Osório não há nenhum caso confirmado da doença, apenas duas suspeitas de pacientes que passam bem e aguardam o resultado do exame encaminhado ao Laboratório Central do Estado – Lacen. Apesar do crescimento verificado no número de casos de gripe A, nos últimos dias a situação continua sob controle. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até o dia 4 de julho, 99 casos da doença foram registrados no Estado.

A gripe tem tratamento e quem estiver gripado deve procurar o serviço de saúde mais próximo para ser avaliado. As medidas preventivas são igualmente importantes, especialmente, o afastamento dos gripados de suas atividades habituais. A vacinação contra a gripe A no Posto Médico Dr. Flávio Silveira (Rua Garibaldi, 255, bairro Sulbrasileiro) é das 8h às 20h. Mais informações pelo telefone (51) 3663 3171. Confira, abaixo, algumas medidas preventivas:

– Higienizar as mãos com frequência;  
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não partilhar alimentos, copos, talheres e objetos de uso pessoal;
– Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;
– Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível , ambientes com aglomeração;
– Ventilar os ambientes.

Comentários

Comentários