Campanha incentiva o uso de óculos de sol para prevenir doenças visuais

A campanha ” O verão chegou. Abra o olho” promovida pelo Sindióptica do Rio Grande do Sul e Sesc/RS foi apresentada, nesta quarta-feira (9), aos integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente no período destinado aos Assuntos Gerais da reunião ordinária. A reunião foi coordenada pelos deputados Alberto Oliveira (PMDB) e Cassiá Carpes (PTB).

O presidente do Sindióptica, André Roncatto, afirmou que o objetivo é alertar a população para a importância de usar óculos de sol como prevenção de doenças provocadas pelos raios solares. “Os nossos olhos são tão sensíveis ou mais do que a nossa pele, por isso a necessidade de usar óculos de sol de qualidade como proteção”, disse. Ele recomendou que o consumidor compre o produto em estabelecimentos fiscalizados. “Não comprem o acessório de ambulantes”, pediu.

Roncatto explicou que óculos de sol protegem contra os raios ultravioleta. Essas emissões solares aumentam em 60% os riscos de catarata e podem causar queimadura de córnea, vermelhidão, lacrimejamento e sensação de areia  nos olhos. “As lentes de má qualidade, sem proteção ultravioleta (UV) ou com proteção superficial, dilatam a pupila, permitindo que os raios nocivos penetrem no sistema ótico com maior intensidade, causando grandes danos à visão”, frisou.  Ele informou ainda que a campanha vai abranger as praias do litoral Norte e Sul a partir de janeiro de 2010. Parques e escolas também receberão orientações sobre os cuidados com a visão, especialmente, nesta época do ano.

Cassiá Carpes elogiou a iniciativa do Sindióptica e do Sesc e ressaltou a importância da prevenção, do uso de produtos de qualidade e do acompanhamento de um especialista que vai orientar o paciente  em casos de doenças visuais. O deputado Pedro Pereira (PSDB) igualmente destacou a iniciativa e comentou que tramita na Casa o Projeto de Lei nº 81/2008 de sua autoria. O PL institui a semana estadual de saúde auditiva e visual nas escolas do Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. ” Na primeira semana do ano letivo, o Estado disponibilizaria  um médico para realizar os exames nos alunos”, explicou.

Segundo Pereira, o Rio Grande do Sul já dispõe da Lei nº 10.538, de 12 de setembro de 1995, que determina a realização de exames de acuidade visual e auditiva nas escolas públicas estaduais. Para tanto, faculta o estabelecimento de convênios com os municípios, instituições de saúde ligadas ao SUS/RS e às universidades.

Comentários

Comentários