Geral

Cancelada Fenacan 2009 em Santo Antônio da Patrulha

A falta de recursos que assola, não apenas Santo Antônio, mas mais de 400 municípios gaúchos, é a grande responsável pela não realização da Fenacan 2009.

A informação foi divulgada pelo Prefeito Municipal, Daiçon Maciel da Silva e pelo Secretário de Cultura Turismo e Esportes, Antônio Carlos Brito, na manhã desta quarta-feira (09.09).

Daiçon diz que o período é de recessão e que não pode correr riscos quando se trata de recurso público: “apesar do intenso trabalho da equipe da Secretaria de Cultura, de termos uma parte dos patrocínios sinalizados positivamente, não recebemos confirmação de valores suficientes para a realização da festa.

O país está em crise, a procura por estandes da Expofeira foi pequena, emendas parlamentares que estariam destinadas para investirmos na festa estão trancadas e se eu precisar usar recursos dos cofres públicos para cobrir a despesa da Fenacan serei apontado pelo Tribunal de Contas, é ilegal”.

O prefeito lamenta, mas lembra que em 2009 Santo Antônio tem bons motivos para comemorar: “Nosso município está completando o bicentenário. Junto com Porto Alegre, Rio Pardo e Rio Grande, somos o município mais antigo do Rio Grande do Sul.

Portanto comemorar esta data é inadiável e é histórico, então estamos preparando uma grande festa, juntamente com o evento Raízes, que promove o encontro e debates entre os 77  municípios originários de Santo Antônio da Patrulha.

Antes disto, agora em 26 de setembro, estaremos recebendo a Rua da Cidadania, um evento promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal, onde diversos serviços, tais como, atendimento de saúde, confecção de documentos e atividades culturais, serão oferecidos a população gratuitamente.”

O Secretário Antônio Carlos Brito assegurou que o montante de valores sinalizados por patrocinadores durante o processo de captação foi superior a outros anos, 2009 é um ano atípico:  “em virtude do recurso vir, muitas vezes, até 90 dias após a festa, a dificuldade da prefeitura neste ano, de arcar com o pagamento dos fornecedores antes de ter dinheiro em caixa, inviabilizou a realização da Fenacan”.

Comentários

Comentários