Geral

Capão da Canoa celebra contrato para plano de manejo de dunas

No dia 8 de maio, no Instituto de Geociências da UFRGS, realizou-se o ato de assinatura do contrato celebrado entre o Município de Capão da Canoa e a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – FAURGS, cujo objeto é a elaboração do Diagnóstico e Plano de Manejo de Dunas Frontais do Município.

O responsável pela execução do contrato é o Centro de Estudos Costeiros – CECO, do Instituto de Geociências da UFRGS, entidade reconhecida internacionalmente por sua capacidade técnico-científica.

O trabalho apresenta um estudo de vulnerabilidade das dunas frontais, onde são definidas as áreas prioritárias de manejo, sendo submetido à FEPAM para a concessão de Licença Prévia. Na segunda etapa, para obtenção de Licença de Instalação, é apresentado o Plano de Manejo de Dunas, que contém as estratégias e técnicas de manejo com o objetivo de solucionar os problemas de erosão e melhoria dos acessos à praia.

Segundo o prefeito de Capão da Canoa, Jairo Marques, o Plano de Manejo de Dunas é um instrumento legal obrigatório para os municípios com praia no Rio Grande do Sul e propicia o gerenciamento dos problemas da orla marítima, garantindo sua qualidade ambiental e oferecendo maior conforto aos veranistas.

Participaram do ato de assinatura, além do prefeito Jairo Marques, o diretor do CECO,  Prof. Dr. Nelson Gruber, e o diretor do Instituto de Geociências, Prof. Dr. José Carlos Frantz.

Também marcaram presença ao ato de assinatura, o arquiteto João Batista Canani, da Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento e o advogado Antônio Desessards, da Procuradoria do Município.

Comentários

Comentários