Capão da Canoa: executado projeto de recuperação ambiental
O município de Capão da Canoa, quando da construção da ETE – (Estação de Tratamento de Esgoto) – Araçá, localizada nas proximidades do KM-36 da Estrada do Mar (RS-389), em razão da dragagem de areia saturada em água, gerou uma superfície alagada (lagoa vista no lado sul da ETE), sem efetuar o devido licenciamento ambiental.
Em função disso, acordou, em TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, com o Ministério Público, a elaboração de projeto de recuperação do entorno deste lago artificial. O Departamento de Meio-Ambiente da Secretaria de Meio-Ambiente e Planejamento elaborou o projeto de recuperação da área, o qual foi submetido a análise do Ministério Público, tendo sido aprovado.
Para a recuperação do ambiente degradado foi previsto no projeto, basicamente, a manutenção da vegetação nativa existente, minimização da atividade antrópica no local, com a construção de cercas e colocação de placas proibitivas de acesso, assegurando o desenvolvimento de juncos e com o plantio de 609 mudas de essências nativas, típicas daquele ecossistema.
A execução do projeto ficou a cargo da equipe da Frente Emergencial de Trabalho, com o assessoramento técnico da bióloga do município, Marisa Freitas, que efetuará, ainda, o acompanhamento do desenvolvimento das mudas plantadas.