Caps terá sede própria em Torres
As obras do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps Renascer), que iniciaram no final de maio, estão ocorrendo em um bom ritmo e dentro do cronograma. Aproximadamente 45% estão concluídos, sendo que parte do teto e algumas paredes externas já estão recebendo reboco. O novo prédio do Caps está sendo feito na área desapropriada do Grêmio Esportivo Torrense. Ele integra o projeto do Centro Vida Torrense, um complexo idealizado pela Prefeitura para promover a saúde, ações sociais e atividades esportivas, com foco na prevenção da violência. A nova sede do Caps terá 653,89 metros quadrados.
A secretária da Saúde de Torres, Simone Zucolotto, salienta que o Caps, implantado pela Administração Municipal há 3 anos, vem atuando em uma casa alugada que não permite a expansão dos serviços. “Com a nova estrutura podemos ampliar a ação do Caps, oferecendo um atendimento mais completo, com mais qualidade e atingindo um número maior de pacientes”, destaca a secretária. Atualmente, o serviço atende, em média, 750 pacientes por mês, entre adultos e crianças, com transtornos mentais e dependência química.
A Prefeitura também destinou um espaço, dentro do novo prédio do Caps, para a Associação dos Deficientes de Torres (ADET). Além de servir como sede da entidade, será um local para a capacitação dos portadores de deficiência para que possam atuar no mercado de trabalho em cargos que exigem maior qualificação. O projeto do Centro Vida Torrense também prevê a construção de uma Unidade de Saúde da Família para atender moradores dos bairros Igra e Stan, um ginásio poliesportivo coberto, praça, lancheria e estacionamento, além da manutenção e melhorias no antigo estádio do Torrense.