Caraá indica regularização fundiária como uma das prioridades na Consulta Popular 2012
Assim, desenvolvimento rural (acesso às localidades do meio rural) foi o item mais votado com 1.313 votos, seguido também de desenvolvimento rural, mas com ênfase para regularização fundiária de terras com 958 votos. A seguir veio com 904 votos o item política para as mulheres – geração da renda para as mulheres. Em quarto lugar ficou a Saúde (regionalização da Saúde: Hospitais) com 857 votos.
O total de votantes nas urnas foi de 1.661 que somados aos 14 da Internet somam 1.675 eleitores. O total de votos chegou a 6.644.
Segundo o presidente do Comude Telmo José Machado, a questão da regularização fundiária é um tema muito importante, porque cerca de 60 a 70 por cento dos produtores não estão com suas terras regularizadas. O prefeito Nei Pereira dos Santos entende que com essa prioridade apontada em segundo lugar no processo de participação popular e cidadã orçamento 2012, se começará a trabalhar no sentido de que as terras sejam devidamente regularizadas para facilitar seus proprietários quando quiserem efetuar qualquer negócio envolvendo suas terras.
Por sua vez em relação à política para as mulheres o objetivo é a construção de um centro de referência de atendimento às mulheres vítimas da violência.
Tanto o prefeito como o presidente do Comude estão agradecendo a todos quantos votaram no processo deste ano. O total que gira em torno de 30 por cento corresponde aos votantes que moram em Caraá.
Mesmo com o mau tempo e o pouco tempo para conscientização, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE) responsável pelo processo ocorrido no município considera que o percentual terminou sendo bom se for levado em conta o total de eleitores em outros municípios da região, muitos dos quais inferiores aos 30 por cento registrados em Caraá.