Carnaval de Osório, Osorienses no Carnaval Carioca, Dia Nacional do Samba…

*Carnaval de Osório

Enquanto o interesse principal for a verba da prefeitura nunca teremos o prazer de fazer e prestigiar um bom carnaval.

A cada ano que passa,  a vontade dos carnavalescos em Osório é fazer sempre mais e mais, sonhando com grandes baterias, lindos carros alegóricos, belíssimas fantasias e claro quanto será a ajuda do poder público. Isso tudo não é impossível acontecer quando todos amantes do carnaval, independente de escola ou bloco, mostrarem suas forças e união logo após o carnaval, organizando festas, eventos onde possamos angariar fundos para criar um grupo onde se defenda um bem comum que se chama carnaval.

Durante o ano conversei com muitas pessoas, querendo idéias de como poderíamos resgatar nosso carnaval, em uma conversa com Edson Terra, ele me disse que teríamos que entrar em contato com blocos e escolas de samba do nosso litoral e realizar competição entre as entidades, assim movimentaria a cidade e até mesmo o comercio.

*Rei Momo

Dangelo não será o nosso Rei Momo para o próximo carnaval. Conversei com o Danjo, sobre a boataria que rolava na cidade e ele mesmo confirmou que sua contribuição para o carnaval como Rei Momo ele já fez, agora com seu “corpinho malhado” será mais um folião na avenida.

*Osorienses no Carnaval Carioca

Meus amigos Carol e Darlan curtiram umas férias na cidade maravilhosa, entre os passeios na noite carioca o casal assistiu o ensaio da escola de samba Salgueiro, entre um click e outro posaram pra foto com nada mais nada menos que a madrinha da bateria Viviane Araujo.

*Dia Nacional do Samba

Quem não conhece o samba, o ritmo que embala o Brasil? Que surgiu lá no passado e está firme até hoje. Dia 2/12 foi o Dia Nacional do Samba, veja como ele surgiu e conheça mais a história. O samba é um gênero musical, do qual deriva um tipo de dança, de raízes africanas surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileira.

Dentre suas características originais, está uma forma onde a dança é acompanhada por pequenas frases melódicas e refrões de criação anônima. O samba de roda baiano, que em 2005 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco, foi uma das bases para o samba carioca. Apesar de existir em várias partes do país – especialmente nos Estados da Bahia, do Maranhão, de Minas Gerais e de São Paulo – sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais que se originaram do batuque, o samba como gênero musical é entendido como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro, onde esse formato de samba nasceu e se desenvolveu entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Foi no Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil, que a dança praticada pelos escravos libertos entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular. Desta forma, ainda que existissem diversas formas regionais de samba em outras partes do país, samba carioca urbano saiu da categoria local para ser alçado à condição de símbolo da identidade nacional brasileira durante a década de 1930.

*O Som do Momento

Hoje nosso homenageado é o Gênio Cartola que morreu a exatos 32 anos e nos deixou sambas eternos.

-A canção da saudade, Mangueira, Soldado do amor entre outros.

AGENDA DE FESTAS

Dezembro

8-Carnaval Fora de Época (LE CAFE)

22- Papas da Lingua (LE CAFÉ)

28-Pura Cadencia (LE CAFE)

30- Turma do Pagode (LE CAFE)

Comentários

Comentários