Vida & Saúde

Casos de aids em crianças menores de 5 anos diminuem 41,7% em 25 anos

Pesquisa divulgada hoje (26) pelo Ministério da Saúde indica que os casos de aids em menores de 5 anos de idade diminuíram 41,7% entre 1984 e 2009. No período, 13.036 crianças nessa faixa etária foram infectadas pela doença no país.

Os dados apontam que a taxa de mortalidade no grupo também teve queda, de cerca de 70%, passando de duas mortes para cada 100 mil habitantes, em 1997, para 0,6, em 2007.

De acordo com o ministério, a queda na taxa de transmissão da mãe para o bebê é resultado de cuidados no pré-natal e no pós-parto. A taxa de incidência de aids entre crianças de até 5 anos de idade é usada para monitorar a transmissão vertical do HIV, que representa 93,9% do total de casos nesse grupo.

Os exames para detectar o HIV e também a sífilis congênita em mulheres grávidas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). O ministério alerta que as chances de transmissão vertical podem ser eliminadas e a infecção por HIV pode cair para 1% se as medidas de prevenção e tratamento forem adotadas.

Comentários

Comentários