santaA Vila Conceição do Arroio, atual Osório, ganhou a sua primeira capela em 1742 e tinha como nome Nossa Senhora da Conceição. Mais tarde, em 1774 uma Imagem de Nossa Senhora da Conceição foi encontrada por negros escravizados em arroio afluente do atual Arroio do Camarão, em 1774 e, posteriormente, tornou-se a padroeira da cidade. A Imagem foi levada para a capela do povoado, porém os escravos não se conformando com a mudança de local, da senzala para a capela, frequentemente retiravam a imagem da capela e a levavam de volta para junto deles. No dia seguinte buscavasse a Imagem novamente para a capela. Essas idas e vindas  deu origem à lendade que a santa “fugia” da igreja.

A Imagem da Nossa Senhora da Conceição encontrada no arroio é um dos diversos e itens que compõem o acervo do Museu da Catedral de Osório que será inaugurado na Festa em louvor a Padroeira Nossa Senhora da Conceição, no dia 29 de novembro, terça-feira, às 20h em Osório.

Segundo o casal Salma e Elídio Della Giutina, integrantes da comissão organizadora do Museu, a ideia da criação do espaço surgiu com o trabalho de recuperação e posterior restauração da Imagem de Nossa Senhora da Conceição. “Verificamos que a história religiosa de nossa cidade estava se perdendo, pois não havia a preocupação de registrá-la. Os documentos vão se deteriorando, os objetos são doados, perdidos ou irremediavelmente danificados. As pessoas vão morrendo e as suas memórias não são registradas. Fotos são queimadas ou esquecidas em caixas ou fundo de gavetas. A história, aos poucos, vai se apagando, desaparecendo”, afirma o casal.

O Museu tem a missão de arrecadar, recuperar, conservar, disseminar a história não só da Igreja de Osório, mas de toda a Diocese e de suas 22 paróquias localizadas entre Torres e Palmares do Sul. Se você possui qualquer objeto que faça parte da história das igrejas da Diocese de Osório ou objetos religiosos de famílias da região poderá doar para o Museu da Catedral de Osório contatando a comissão organizadora pelo telefone (51) 3663-1997 ou (51) 3663.2420.

Melissa Maciel

Comentários

Comentários