Celebração das Águas começa dia 6 de agosto, em Santo Antônio da Patrulha - Litoralmania ®
Geral

Celebração das Águas começa dia 6 de agosto, em Santo Antônio da Patrulha

Uma cerimônia com bênção macroecumênica das águas coletadas na parte alta do Rio dos Sinos, em Caraá e Santo Antônio da Patrulha, marcará no próximo dia 6 de agosto e abertura da Celebração das Águas na Bacia do Sinos.

A movimentação terá início às 14 horas, na Câmara de Vereadores patrulhense (Avenida Borges de Medeiros, 602, bairro Cidade Alta).

A solenidade terá também uma fala sobre o significado da água a partir das diversas religiões e a apresentação do espetáculo O Rio em nós, com o músico e compositor Nenung – da banda The Darma Lovers e do Projeto Dragão, além de exibição de imagens do fotógrafo Guto Maahs, do livro Rio dos Sinos, o Sinuoso do Sul do Brasil.

A Celebração das Águas é coordenada pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), juntamente com os municípios parceiros do Projeto Permanente de Educação Ambiental da Bacia Sinos (PPEA), patrocinado pela Petrobras. Seu objetivo é sensibilizar as comunidades para a importância da preservação de mananciais, resgatando o sentido sagrado das águas como fonte de vida. Reflexão que é feita em todo o trajeto do Sinos – da nascente, em Caraá, até sua foz no Delta do Jacuí, em Canoas.

Para isso, a cerimônia de bênção é repetida ao longo do rio (veja programação). As águas são retiradas nos municípios de cada etapa e, depois da cerimônia, são utilizadas para ilustrar ações de educação ambiental sobre o tema, principalmente em escolas. Na última cerimônia, as águas de cada etapa são misturadas (com outra bênção) e devolvidas ao rio, em sinal de compromisso pelo meio ambiente.

Menos uma parte, que fica para representar a região no fechamento estadual da Romaria das Águas, em Porto Alegre (veja abaixo).

ROMARIA

A Celebração das Águas da Bacia do Sinos é a versão local (e integrante) da Romaria das Águas, que ocorre em todas as nove bacias que formam a Região Hidrográfica do Guaíba (Bacias do Sinos, Caí, Gravataí, Alto Jacuí, Pardo, Vacacaí, Baixo Jacuí, Taquari/Antas e Lago Guaíba).

A iniciativa está em sua 20ª edição e nasceu pela ação do irmão marista Antônio Cechin, em um trabalho junto às comunidades da Ilha da Pintada, em Porto Alegre.

O fechamento da Romaria é sempre no dia 12 de outubro, em uma festa que ocorre junto ao Guaíba, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre. Nesse dia, representantes das nove bacias hidrográficas da região levam suas águas, que são misturadas e abençoadas, antes de serem devolvidas ao Guaíba.

Comentários

Comentários