Celular e PC estão entre os itens mais desejados pela classe C

Celulares e microcomputadores e artigos de decoração são os três itens que apresentaram maior crescimento em intenção de compra pelos brasileiros em 2007,  revela o estudo Observador Brasil 2008, divulgado nesta quarta-feira (26), sobre o perfil de consumo dos lares brasileiros.

O telefone celular é o quarto item mais desejado pelos brasileiros, atrás de móveis, eletrodomêsticos e lazer/viagem. A intenção de compra de um aparelho cresceu de 19% dos consumidores em 2006, para 24% em 2007. 

Em quinto lugar na lista de consumo dos brasileiros, o computador para casa também apresentou crescimento na intenção de compra de 17% em 2006, para 20%, mostra a pesquisa.

A amostra revela que a representatividade da classe C na população adulta brasileira apresentou um aumento de 12 pontos porcentuais em dois anos – de 34% em 2005 para 46% em 2007.

Já participação das classes A e B caiu três pontos porcentuais no último ano – de 18% em 2006 para 15% em 2007. O mesmo ocorreu com as classes D e E, que representavam 51% da população em 2005 e passaram a representar 39% em 2007.

Nas classes A/B e C, a intenção de compra cresceu por dois anos consecutivos em cinco itens: eletrodomésticos, telefone celular, computador para casa, decoração e propriedades, destaca a pesquisa.

A intenção de compra de um celular pela Classe C cresceu de 19% em 2005 para 26% no ano passado. O computador para casa também apresentou alta na intenção de compra de 18% em 2006 para 25% em 2007.

O estudo encomendado pela financeira Cetelem em parceria com o Instituto de Pesquisas Ipsos, se baseou em uma amostra de 1.500 entrevistas realizadas entre 12 e 21 de dezembro de 2007 em 70 cidades de nove regiões metropolitanas do Brasil.

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