Censo de animais domésticos é realizado em Osório
Além de realizar o censo animal, um dos objetivos é identificar o número de carroceiros atuando na cidade e, destes, quantos realizam o trabalho de catadores de resíduos sólidos e incluí-los em programas sociais.
Na manhã desta última terça-feira, dia 17, os 28 recenseadores, juntamente com os dois supervisores do censo e a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estiveram reunidos no plenarinho da prefeitura de Osório.
Na pauta da reunião, foi feita uma avaliação da primeira etapa da pesquisa que terá um relatório impresso dentro de 15 dias sobre alguns números já levantados no censo.
A Administração Municipal já realiza desde 2011, o Censo de Animais Domésticos. No estudo preliminar, o censo já foi realizado em 1.305 residências, restando 11.381 domicílios a serem abordados no estudo. O censo dos animais domésticos está sendo realizado em toda área urbana e visa focar na quantidade de espécies, até mesmo para que haja um controle da questão das doenças, dos maus tratos e abandonos. A partir deste monitoramento, serão elaboradas políticas públicas direcionadas.
O questionário aborda questões simples, como a quantidade de animais que se tem em casa e de que espécies são, além de dados do dono destes animais. Segundo a bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Denise Araújo, os recenseadores estão identificados com crachás para que as pessoas possam colaborar, pois o questionário será útil para projetos que as secretarias propõem. “O censo é simplificado, mas são informações que as secretarias de Ação Social, da Saúde, de Habitação e de Meio Ambiente necessitam”, salientou Denise.
A empresa Visão Ambiental, vencedora da licitação, é a responsável por realizar o levantamento sobre o censo de animais domésticos no município e terá o prazo de três meses para realizar o estudo que tem o custo de 120 mil reais. Mais informações pelo telefone (51) 3663 1947.