Cerimônia oficializa o nome de escola em Osório
Na cerimônia com a presença da Banda Municipal, autoridades presentes como vereadores, secretários municipais, o Vice-Prefeito, Luiz Gomes Anflor, lembraram a importância política e social do ex-prefeito de Osório, falecido em 1997, que tanto contribuiu para o desenvolvimento do município trazendo as primeiras empresas do setor calçadista até hoje instaladas em Osório. “Essa homenagem é muito singela diante da grandeza do que ele foi. Guasselli tinha um comando político em Osório que poucos exerceram, ele era a síntese de todos os homens, ali estava representado o colono, o comerciante”, disse o Prefeito de Osório, Romildo Bolzan Júnior.
O Secretário Municipal de Educação, Gil Davóglio lembrou da luta do ex-prefeito em investir na educação. “A escola, neste endereço que está agora, foi inaugurada em 1988 pelo Guasselli. Ele tinha uma grande preocupação com a educação. Quando assumimos em 2005, ela estava fechada e reabrimos”, destacou Gil. Antes da reabertura, as crianças daquela localidade tinham que se deslocar até o bairro Laranjeiras para estudarem, agora, estudam perto das suas residências.
A viúva do ex-prefeito, Adelaide Tramontin, acompanhada dos filhos, netos e bisneto, prestigiou a cerimônia, sendo homenageada com um buquê de flores. O geógrafo e professor da Ufrgs, Laurindo Guasselli, agradeceu, em nome da família a homenagem e lembrou dos ideais do seu pai. “Ele pensava que a criação de escolas tinha muita relação com o desenvolvimento econômico e esse processo foi interrompido pela ditadura militar. Quando ele voltou depois do golpe, ele sempre procurou resgatar a questão da escola e essa influência também veio para a nossa casa onde somos, quase todos, professores”, disse Laurindo.
Durante o evento, as crianças realizaram apresentações que foram prestigiadas pela comunidade local e um casal especial, seu Daniel Camargo da Silva e dona Ivone Jesus da Silva que, durante um ano, cederam o espaço na própria casa para a realização das aulas em 1987, enquanto o prédio de alvenaria estava sendo construído.
A diretora da escola Yara Daitx agradeceu o apoio da comunidade em todas as atividades realizadas e do Governo Municipal na manutenção da escola que receberá uma importante melhoria, a construção de uma cobertura para a realização de atividades na rua, em dias de chuva. Atualmente, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Gabriel Boff Guasselli tem 59 alunos matriculados em turmas de Jardins A e B, 1º, 2° e 3º anos e 3ª e 4ª séries.
Ângelo Guasselli – um prefeito que investiu no desenvolvimento de Osório
Filho de Guilherme Guasselli e Virgínia Boff Guasselli, Ângelo Gabriel Boff Guasselli nasceu em 16 de maio de 1924, no então distrito de Maquiné, onde cresceu e se casou com Adelaide Tramontin. Tiveram os filhos: Lucas, Leonel, Lucila, Laura, Lúcia e Laurindo. Inicialmente, Ângelo Gabriel Boff Guasselli foi comerciante, possuía um restaurante e, nos fins de semana, trazia filmes para serem assistidos no clube, pela comunidade de Maquiné. Foi diretor da empresa Deal, em Osório. Aos 25 anos, inicia sua atividade política, chegando a ser presidente de seu partido, em Maquiné.
Em Osório, foi sub-prefeito, vereador, secretário de obras e prefeito.No final de 1968, foi eleito Prefeito Municipal de Osório, pelo voto popular, recebendo o diploma de prefeito pela justiça eleitoral. Não chegou a exercer o cargo porque, neste período de ditadura, Osório, entre outros municípios, foi considerado “área de segurança nacional”. Dezessete anos mais tarde, novamente, é eleito pelo voto popular tomando posse em 1° de janeiro de 1986. Entre seus feitos esta a criação do distrito de morro alto.
Concedeu direito de uso de bem municipal para a implantação de indústria calçadista, doou terreno para a construção do fórum, firmou convênio para o setor agrícola e sistema viário. Foi pioneiro na instalação de barragens sobre os rios do vale do Maquiné e Itati. Criou a secretaria de fomento, agricultura e indústria, hoje Secretaria do Desenvolvimento. Construiu e ampliou escolas, proporcionando, também, vaga para maior número de alunos nas escolas, entre outras atividades. Ângelo Gabriel Boff Guasselli faleceu no ano de 1997.