Chávez: aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul “foi a melhor coisa que Lula trouxe”
Ontem (29), a comissão do Senado aprovou o protocolo de adesão da Venezuela ao Mercosul, que ainda precisa passar pelo Senado. O ingresso do país no bloco ainda depende de aprovação do Congresso Nacional do Paraguai. Os parlamentos do Uruguai e da Argentina já aprovaram a adesão dos venezuelanos ao Mercosul.
Chávez disse que o Paraguai “tem o seu próprio rumo”, mas que está confiante de que o país também aprovará a entrada da Venezuela no bloco, “porque é benéfico para todos”.
Segundo ele, criar “um grande mercado no Sul” vai gerar uma nova ordem econômica. “Temos que reconhecer o interesse de todos de que a Venezuela entre no Mercosul. É uma das maiores reservas de petróleo do mundo e acabamos de encontrar no Mar do Caribe uma reserva de gás que é a maior desse planeta”.
Hugo Chávez destacou ainda que, com 30 milhões de habitantes, a Venezuela é “um país em plena democracia, em plena liberdade de expressão”. “Não há nenhuma perseguição a jornalistas. Em Honduras, sim, há ditadura, se mata gente e se perseguem jornalistas, aqui não, aqui vocês podem dizer o que querem”, completou.