Chuvas fortes e ventos de até 100 km/h: Inmet alerta o Rio Grande do Sul - Litoralmania ®
Foto Arquivo: Chuva chegando em Osório. Foto: Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania
Rio Grande do SulGeral

Chuvas fortes e ventos de até 100 km/h: Inmet alerta o Rio Grande do Sul

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois novos alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (11).

Frigorifico Borrussia

O primeiro aviso, com grau de severidade de “Perigo Potencial”, indica a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas por ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.

Os riscos são baixos para cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos e alagamentos, mas o alerta exige precauções.

Já o segundo aviso, mais severo e classificado como “Perigo”, prevê chuvas mais intensas, entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com ventos fortes de 60 a 100 km/h e risco elevado de queda de árvores, interrupção do fornecimento de energia elétrica e alagamentos em diversas regiões do estado.

Este alerta atinge também áreas de Santa Catarina e Paraná.

A Defesa Civil orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas evitem se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Dr. Sander Fridman - 16/11

Além disso, é recomendável evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em situações de emergência, os cidadãos devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Áreas Atingidas

Os dois alertas abrangem diversas regiões do Rio Grande do Sul, incluindo a Sudoeste Rio-grandense, Centro Ocidental, Noroeste Rio-grandense, Metropolitana de Porto Alegre, Sudeste Rio-grandense, Nordeste Rio-grandense, e Centro Oriental Rio-grandense. Algumas áreas de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul também estão sob alerta, como a Grande Florianópolis, Oeste Catarinense e Noroeste Paranaense.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania -Sistemas

Comentários

Comentários