Geral

Ciclone extratropical atinge Sul e causa ventos fortes

Um novo ciclone extratropical se organizou no fim de semana entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Segundo a Climatempo, fortes rajadas de vento foram observadas no domingo e nesta segunda-feira, especialmente no litoral gaúcho.

Em Rio Grande, no litoral sul do Rio Grande do Sul, as rajadas de vento chegaram a 81 km/h entre 18h e 19h do domingo. Choveu na região nas últimas 24 horas e foram acumulados 77 mm de chuva, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Tramandaí, no litoral norte gaúcho, as rajadas de vento alcançaram 78 km/h entre as 4h e 5h desta segunda-feira. Em Torres, também no litoral norte gaúcho, as rajadas chegaram a 53 km/h, entre 1h e 2h. Em Mostardas, na parte central do litoral do Rio Grande do Sul, foram observadas rajadas de 66 km/h, às 5h de hoje.

Ainda segundo a Climatempo, as fortes rajadas de vento provocadas pelo ciclone extratropical são sentidas também no litoral e no sul de Santa Catarina. Na região de Laguna, uma rajada chegou a 51 km/h, às 11h.

O ciclone extratropical está em deslocamento pelo oceano, afastando-se da costa sul do Brasil. Mesmo assim, fortes rajadas de vento ainda devem ser sentidas no decorrer desta segunda-feira no litoral da região Sul.

Na tarde e noite de hoje e também amanhã, o movimento do ciclone deve manter os ventos de moderado à forte na costa, desde o Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro. A intensidade dos ventos tende a aumentar, especialmente no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Por conta dos ventos fortes no oceano, o mar pode seguir agitado em toda faixa litorânea entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. Ondas de 1 m a 1,5 m são observadas nesta segunda-feira e amanhã.

Comentários

Comentários