Geral

Ciclone extratropical intensifica chuvas e ventos no Rio Grande do Sul

O ciclone extratropical que atua no Rio Grande do Sul deverá causar chuvas e ventos fortes até a tarde desta quarta-feira (19). De acordo com a Defesa Civil, nas últimas horas choveu mais da metade do volume esperado para o mês inteiro na Fronteira Oeste. Em Rio Grande, as rajadas de vento chegaram a 100 km/h, mas não causaram danos significativos. Equipes do órgão acompanham a evolução do evento climático, por meio das dez coordenadorias regionais.

A maior preocupação da Defesa Civil está nos municípios do Litoral Norte. Na semana passada, chuvas fortes e vento causaram estragos na região. Três Forquilhas decretou situação de emergência. “Esse novo evento poderá agravar ainda mais os danos”, explicou, nesta terça-feira (18), o chefe da divisão de Comunicação Social da Defesa, capitão Alexsandro Goi. Com o excesso de precipitação, a Defesa Civil também está em alerta devido às enchentes.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a quarta-feira poderá ter pancadas de chuvas no Leste e em áreas isoladas das demais regiões. Na quinta-feira (20), prossegue a possibilidade de chuvas no leste e nordeste do RS. A previsão do Inmet indica ligeira melhora do tempo a partir de sexta-feira (21). Ao amanhecer, os termômetros poderão marcar 5ºC, e as máximas, 25ºC.

Alerta

Com o alerta de chuvas e ventos fortes para o Rio Grande do Sul, a Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de alagamentos e com risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras.

Orienta que seja evitado o tráfego em ruas sujeitas a alagamentos localizados e lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Comentários

Comentários