Ciclone extratropical na Argentina provoca chuva forte e temporais no Sul do Brasil

Foto arquivo do Ciclone bomba ocorrido em 01/7/2020

Um ciclone extratropical intenso que se formou na Argentina no início desta semana está causando chuvas fortes e temporais isolados na Argentina, Uruguai, Paraguai e no Sul do Brasil.

Vero Internet

O centro de baixa pressão em altitude que contribuiu para a formação do sistema já está provocando queda de neve em grande quantidade nos Andes, entre Argentina e Chile.

Previsão Meteorológica: A formação do ciclone extratropical e a posterior frente fria vão gerar instabilidade numa área extensa do Cone Sul da América do Sul, com previsão de chuva localmente forte a intensa e temporais em diversas áreas entre a Argentina, o Uruguai, o Paraguai e o Sul do Brasil nesta primeira metade da semana, especialmente entre a segunda-feira e a terça-feira.

Psicólogo Regis Soster

Impactos e Evolução do Ciclone: O centro do ciclone, quando já maduro, estará distante do Sul do Brasil, se aprofundando na costa da Argentina, ao Sul da província de Buenos Aires e ao longo do litoral do Norte da Patagônia, deslocando-se em direção a mar aberto no Atlântico Sul, segundo a MetSul.

Os efeitos em termos de vento de circulação ciclônica serão sentidos no litoral da Argentina e não devem ter maior impacto no Sul do Brasil na metade da semana.

Livros Cristãos
Cosmos Uniformes

Baixa Pressão e Queda de Neve nos Andes: A baixa fria que avança da costa do Chile e cruza a Cordilheira dos Andes está provocando queda de neve em grande quantidade nos Andes, entre a Argentina e o Chile, em maiores altitudes.

Os acúmulos de neve foram significativos em alguns pontos, o que obrigou o fechamento de algumas passagens rodoviárias pelos Andes entre os dois países.

Alertas e Recomendações: A população deve ficar atenta aos alertas das autoridades locais e seguir as recomendações de segurança, principalmente em relação a possíveis alagamentos, queda de árvores e cortes de energia elétrica.

Disco Mania

É importante evitar áreas de risco e buscar abrigo em locais seguros durante os temporais.

Esteja preparado para os efeitos do ciclone e siga as orientações das autoridades locais para garantir a sua segurança e a de sua família.

Resumo

Sistema deve trazer chuva localmente forte a intensa e temporais isolados entre segunda e terça-feira.

O que está acontecendo:

  • Um ciclone extratropical se formou na Argentina e está provocando chuva forte a intensa e temporais isolados na Argentina, Uruguai, Paraguai e no Sul do Brasil.
  • O centro do ciclone não deve chegar ao Sul do Brasil, mas seus efeitos serão sentidos na forma de chuva e vento.
  • Uma frente fria associada ao ciclone avança na terça-feira e deve trazer mais chuva e temporais para o Sul do Brasil.
  • Os volumes de chuva podem ser altos em algumas regiões, com acumulados de até 200 mm.
Registre sua marca

Quando:

  • Segunda-feira (15): Chuva localmente forte a intensa e temporais isolados no Centro e Nordeste da Argentina, Uruguai e parte do Rio Grande do Sul.
  • Terça-feira (16): Chuva generalizada e forte a ocasionalmente intensa no Sul do Brasil.

Onde:

  • Argentina, Uruguai, Paraguai e Sul do Brasil.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários