Ciclone extratropical pode causar transtornos no RS

Um ciclone extratropical se forma e ganha força na costa do Uruguai nesta terça-feira. O Rio Grande do Sul vai estar sob influência da circulação ciclônica com muitas nuvens e variação de nebulosidade, o que significa alternância de períodos de céu nublado em que pode chover e outros de sol. O tempo deverá ficar mais aberto da tarde para noite.

A MetSul alerta que é desaconselhável a navegação nas lagoas do Leste do Estado e no Guaíba devido ao vento. O Porto de Rio Grande pode ter operações na praticagem prejudicadas pela forte ventania.

As madrugadas de quarta e quinta devem ser geladas na maioria das regiões do Rio Grande do Sul com geada em muitas áreas e chance de mínimas negativas na Serra.

O frio pode trazer danos ao trigo.

O ciclone extratropical traz risco de transtornos e danos. O pior deve ocorrer no Uruguai pela maior proximidade do fenômeno. Todo Sul e Leste do país vizinho estará sujeito a rajadas muito intensas de vento ao longo do dia, que vão ficar acima dos 100 km/h. Montevidéu pode ter vento de 100 a 120 km/h e nos departamentos de Maldonado (Punta del Este e Piriápolis) e de Rocha (Chuí e Punta del Diablo) o vento pode atingir até 140 km/h.

No Rio Grande do Sul, o vento deve ser mais forte hoje no Sul e no Leste do Estado, mas será o Litoral Sul a região mais atingida, particularmente entre o Chuí e Rio Grande.

O vento na costa Sul gaúcha pode atingir de 100 a 120 km/h em vários pontos.

Comentários

Comentários