Educação

Cidreira investe em programa educacional contra as drogas e violência

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cidreira em parceria com a Polícia Militar realizou nesSa terça-feira (17), nas dependências do Plenário da Câmara de Vereadores, Silvio Saraiva, a aula inaugural do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência) 2008. O programa que entra em seu segundo ano consecutivo, deverá atender desta vez aproximadamente 150 estudantes da rede pública de ensino do município de Cidreira.

Seis estabelecimentos de ensino da rede pública receberão o Programa. A apresentação contou com a presença de autoridades municipais e militares, além de diretores, professores e alunos das respectivas escolas.

O PROERD é um projeto de caráter social preventivo, desenvolvido pela PM com os alunos da 4ª série na faixa etária de nove a 12 anos. Através do esforço cooperativo entre Polícia, Escola e família oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.

O PROERD hoje é desenvolvido em 58 países e foi trazido para o Brasil através da Policia Militar do Rio de Janeiro, a partir de 2002 se expandiu para os demais Estados. O corpo de instrutores é composto por policiais militares voluntários, os quais são selecionados e submetidos a um rigoroso treinamento, onde é observada conduta moral elevada, auto-estima, experiência policial.

Acreditando em um ideal o PROERD tem como um de seus objetivos proporcionar o crescimento e o desenvolvimento global das crianças, tornando-os cidadãos críticos capazes de resistir a pressão para usarem drogas.

As Lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, o cultivo da felicidade, o controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.

Comentários

Comentários